Resiliência

Resiliência

Essa parece ser a palavra do momento. Neste mundo corrido, de rápidas mudanças e disputas estressantes existe uma necessidade de ser resiliente. Segundo o dicionário resiliência é: 1- propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. 2- capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.
Quando um jovem adentra uma faculdade, ou o mercado de trabalho, sai da sua zona de conforto e se depara com um mundo de informações e opiniões diferentes o que pode gerar conflitos internos.
Na bíblia José é um bom exemplo de resiliência. Sua história é contada no livro de Gênesis, um jovem muito querido de seu pai Jacó, fiel a Deus, vendido como escravo por seus irmãos, acusado de atacar a esposa de seu senhor, foi preso. Revelou o significado do sonho do copeiro, que saiu da prisão e o esqueceu. Foi levado a interpretar o sonho do faraó, por sua interpretação se tornou governador do Egito, o que possibilitou salvar toda sua família da fome anos depois.
Que saga incrível a história de José, chegou ao que pode ser considerado o fundo do poço e isso não mudou sua natureza, foi levado ao posto mais alto do Egito e também nada alterou sua personalidade.
Pode não ser uma tarefa fácil assumir uma postura resiliente no dia a dia, resistir aos dias difíceis, não se iludir com os aplausos, ser coerente e assertivo. 
Algumas pessoas entendem a resiliência apenas como suportar os momentos difíceis, mas também se trata de não se tornar arrogante diante das conquistas. Tudo isto depende de um profundo auto conhecimento, para que se entenda os próprios limites e daqueles que estão ao redor, assim, não se afetar com os resultados.
Resiliência pode ser mais uma moda ou uma necessidade para se viver em sociedade, para crescer em qualquer área da vida. Busque a resiliência, busque o aperfeiçoamento pessoal, busque a coerência, que a busca seja constante.

Aríádia Provetti